terça-feira, 16 de março de 2010

O ciclo do 'aqui se faz, aqui se paga'

_Você vai ver! 'Aqui se faz, aqui se paga!'
Geralmente é isso que se ouve das pessoas quando você sem querer, sem saber ou propositalmente comete uma cagada.
Num primeiro instante a gente acha graça da situação e não passa pela cabeça que alguém vai te forçar a pagar a dívida.
Ai é que você se engana! A cobrança sempre chega. Geralmente é sempre quando a parte machucada foi cicatrizada. Mas antes do acerto final começa o tortuoso e chato 'caminho das pedras social'.
Além de escutar a frase clichê, você é obrigado a conviver com o desprezo e o bico torto de pessoas, que por terem um nível de intimidade tão grande com quem saiu machucado, tomam as dores e sentem raiva de você! Você se torna unicamente culpado pela cagada! E mesmo que se pense 'tô nem ai', esse tipo de situação é como um câncer; vai te corroendo e não faz nada bem.
Por achar que está com a consciência limpa, fingem não ligar. No fundo ligam. Refugiam-se em "novas amizades e, como disse, acham que a consequência da cagada ficou por isso mesmo.
Nem tão menos clichê e mais certa que o 'aqui se faz, aqui se paga' é o famoso e verdadeiro ditado: 'o mundo dá voltas'. Literalmente.
Quando a rotatória chega no ponto zero pra recomeçar seu ritual, pode saber, o inferno começou.
As situações ocorrem de formas variadas. Vai de acordo com o tempo, a relação, a intimidade e o envolvimento que se tinha com a pessoa magoada por você. Não importa quando, o importante é que o seu dia vai chegar. Pra piorar, é certo como a morte; e quanto mais tempo demora maiores são os juros.

Já aconteceu comigo, vai acontecer com você. Não tem erro. Um dia você machuca alguém. Outro dia álguem machuca você. É um ciclo vicioso. Só torça pra que a sua cabeça não pare debaixo dos pés de quem você magoou. Sabe-se lá se ela vai te dar um tapa de luva ou vai esmagá-la.
Mas, como fazer para não entrar ou conseguir sair desse ciclo?
A resposta certa eu não sei. Falo pela experiência que tive. De traumas dos quais ainda não consegui me recuperar, porque mesmo pagando as dívidas das cagadas que cometi e depois de ter aprendido a lição (acho), cobranças ainda chegam na minha caixinha de correios da vida. Algumas com valores bem pequenos, desses que se quitam com uma boa e clara conversa. Outras das quais além de não lembrar, sou obrigada a mexer na poeira das minhas lembranças e resgatar argumentos de defesa.
Pois bem, já traí, já menti, humilhei, desprezei, etc... Paguei por tudo. Paguei sem ter cometido erro também. Cada um na sua medida.
Hoje encaro a vida de outra forma. Mesmo 'sem querer' eu posso cair nesse ciclo vicioso novamente. Mas uma coisa eu sei: NUNCA MENTIR. Por pior que seja a verdade, ela anda de mãos dadas com a mais incrível das virtudes: A DIGNIDADE.
E é por isso que agindo assim, me previno para não correr o risco do mundo dar voltas comigo.

Fica a dica!
Adriane Assis

Nenhum comentário: